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O Projeto surgiu na ânsia de buscar novas formas e possibilidades de trabalhar a linguagem circense,  através de uma pesquisa envolta aos novos caminhos expressivos do circo, como resultado deste estudo criar um espetáculo que exiba o fruto deste  trabalho.

 

Foi através do Edital PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná), e com patrocínio exclusivo da HAVAN que este projeto pode ser realizado resultando no espetáculo CONEXÃO.

 

O que nos conecta? Este espetáculo mostra através da plástica e destreza dos movimentos acrobáticos circenses que todos estamos conectados e o quanto as conexões que fazemos na nossa vida se fazem importante para nosso crescimento pessoal, na coletividades  somas mais fortes e podemos alcançar patamares mais altos porque a conexão nós fortalece enquanto pessoas e sociedade. 

 

Somos parte de um todo cada um 

Um elo de uma longa corrente chama vida 

As pessoas nós cada um 

 

Um universo particular 

E porque não existe vida sozinho 

O outro e sempre parte da minha jornada 

 

No outro mora o sentido para que eu continue sendo 

Existindo dia após dia

Somos de varias etnias de vários corpos de vários gêneros e não gêneros 

 

Não não somos iguais diferentes mais próximos 

Em um tempo de individualidades isso é o que nos uni 

 

Existir ser se ver no outro os encontros 

Há conexão eu você nos ser humano 

Isso é o que nos conecta.

PATROCÍNIO 2019 a 2020

LOJAS HAVAN

PROFICE

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Programa de Incentivo a Cultura

Patrocinador Exclusivo 

  • Relevância do Trabalho Circense em Londrina (PR)

Devido a relevância de nosso trabalho contamos com o Patrocínio Exclusivo das Lojas de Departamento HAVAN (www.havan.com.br), através da renúncia fiscal advinda do ICMS, conferido pelo Programa de Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) 001/2017 da Secretaria de Estado da comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, onde realizamos no espaço cedido do Barracão Tangará.

  • Objetivos:

​- Desenvolver em parceria com o Barracão Tangará uma pesquisa estética em torno dos caminhos expressivos do circo, que seja um laboratório de reflexão e experimentação, englobando a performance acrobática, a comicidade, a gestualidade e a narrativa da linguagem circense;

- Beneficiar com bolsas de pesquisa, treinamento, qualificação e criação, um grupo de 10 jovens aprendizes;

Montar e circular a partir de pesquisa dos caminhos expressivos do circo, três esquetes circenses, pela Tangará Produções, com a participação dos bolsistas, 10 apresentações gratuitas e outras 10 apresentações com cobranças de ingressos a preço populares, a ser realizado no espaço cedido do Barracão Tangará.

Equipe Tangara

CONEXÃO

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CONEXÃO: A ARTE CONTRAPONDO O SIMULACRO

UM ESPETÁCULO DE DANÇA CIRCENSE

Conexão estreou no Barracão Tangará com quatro apresentações iniciais nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Em breve, terá nova temporada em Londrina, onde serão realizadas 6 apresentações no Barracão e mais 10 apresentações em entidades e espaços de Londrina. Virão também apresentações em outras cidades, no Paraná e pelo país. 

Vou, então, falar de Conexão.

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CONEXÃO

No espetáculo Conexão, o que encontramos é exatamente essa dimensão corporal. Tudo transcorre sem uma palavra sequer e sem intervalos. A interação entre o público e o espetáculo é uma construção que explora inteligentemente o espaço do Barracão Tangará: cadeiras simples para um público de gente simples, dispostas num retângulo onde o palco fica ao centro. No início, uma tela transparente circunda o espaço do espetáculo e nela se projeta uma imagem de conexão em rede, dessas que costumam aparecer na internet. Ao iniciar o espetáculo, essa tela é retirada, deixando sem filtros a relação com o público.

Texto By: Valdir Grandini

CONEXÃO EP-03 A ESTREIA

CONEXÃO EP-03 A ESTREIA

Trabalho em equipe

MANI
O NOVO PROJETO

ESTÁ DADO O PRIMEIRO PASSO NA CRIAÇÃO DO PROJETO  VOO AO AMANHÃ

VOO AO AMANHÃ é um projeto da Tangará Produções Artísticas, com patrocínio Exclusivo da LOJAS HAVAN realizado através  do  PROFICE - Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná.

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RESPEITAVEL PUBLICO

A Tangará Produções Artísticas convida para um VOO AO AMANHÃ!

 

Com anos de trabalho voltados a encantar o maravilhar o público com os prodígios da arte circense, estamos agora criando um espetáculo especialmente dedicado às crianças, suas famílias e seus professores.

 

O VOO AO AMANHÃ é um projeto que pesquisará e criará um espetáculos infantil em torno da capacidade circense para o encantamento, a sensibilização e o desenvolvimento das crianças. 

 

Com muito cuidado e carinho, vamos criar um espetáculo em torno dos mitos e lendas do folclore brasileiro. As lendas de Mani, da Iara, do Caipora, do Boitatá ou Cobra-de-fogo, vão ser juntadas e recriadas por nós em torno da necessidade de proteger os campos, rios e florestas contra os que por ambição os incendeiam, poluem e destroem.

 

Nosso trabalho será criar e apresentar um espetáculo comunicativo e educativo para as crianças, famílias e professores, com figurinos e adereços maravilhosos, coloridos, muita dança e números acrobáticos, garantindo que o público seja tocado por uma mensagem de proteção aos recursos naturais, às florestas e águas brasileiras. 

 

Aqui no nosso site, educadores, pais, praticantes e amantes da arte circense, poderão acompanhar o passo-a-passo na criação desse espetáculo, conhecendo os desafios que nos colocamos, a criação do roteiro, dos números, dos figurinos e dos cenários. A pesquisa vai explorar aparelhos e números de equilíbrios e aéreos adequados a salas de teatro e barracões adaptados, explorando esses espaços para o desenvolvimento e apresentação da arte circense.

 

Aqui vamos divulgar e compartilhar nossa pesquisa com artistas circenses e de áreas interligadas, como o teatro e a dança, educadores e arte-educadores. Trata-se de uma reflexão e criação estética priorizando a imagética, a poética e a imaginação da infância. Teremos registro fotográfico e videográfico e matérias jornalísticas relatando o que vamos pensando e criando.

 

As apresentações do espetáculo terão como público prioritário turmas de crianças de escolas públicas de Londrina, Maringá, Campo Mourão e Apucarana. Vamos acompanhar as suas reações e opiniões e tudo será compartilhado aqui. Desse modo, vamos mostrar o enorme potencial das artes circenses em educar e encantar.

 

Convidamos você a voar conosco em direção a um futuro com arte, alegria e preservação da vida!

Texto: Valdir Grandini

ESTÁ DADO O PRIMEIRO PASSO NA CRIAÇÃO DO VOO AO AMANHÃ

 

Respeitável público:

 

 

Estamos dando os passos iniciais do projeto VOO AO AMANHÃ, para a criação de um espetáculo circense voltado às crianças, suas família e professores, inspirado nas lendas do folclore brasileiro e na preservação dos nossos rios e florestas.

 

Nesta foto, reuniram-se no Barracão Tangará, dia 03 de maio, três pessoas com papéis essenciais no projeto:

 

Pedro Giovanni Queisada, artista circense e produtor da Tangará Produções Artísticas, que no projeto tem o papel fundamental de dirigir a criação dos números circenses em aparelhos diversos, muitos dos quais serão estudados e adaptados para o espetáculo. Pedro é um experimentador incansável e talentoso.

 

Tiago Marques é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Sua formação traz alguns anos de pesquisa aliados à formação acadêmica, com incursões em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua. Assim, alguns de seus números vão nascendo e se moldando à medida que têm seu encontro com o público. 

Além de seu trabalho solo, realiza parcerias com outros artistas e grupos. Atua também com o grupo Plantão Sorriso (que realiza visita aos hospitais de Londrina) e é palhaço convidado na Troupe Tangará.

 

Valdir Grandini é jornalista, poeta, consultor cultural e pesquisador de interfaces entre cultura e educação. No projeto, terá o papel de orientar a pesquisa estética coletiva, criar textos em narrativa poética que entremearão as cenas e números, e também alimentar nossa comunicação sobre o espetáculo aqui no site e nas redes sociais.

 

A reunião de 03 de maio alinhou a visão de espetáculo a ser criado. Começamos a imaginar quais serão os personagens de nossas lendas que protagonizarão o espetáculo e de como podemos desenrolar a narrativa.

 

Também começamos a especular possíveis cenários e sua viabilidade, além de elencar referências em que nos inspirar na criação de cenários, figurinos e números circenses. Vamos desenvolver essas possibilidades respeitando o talento central da Equipe Tangará, que protagoniza o espetáculo: misturar danças e números acrobáticos, aéreos e de equilíbrios.

 

Os próximos passos logo virão, com início de reuniões para pesquisa, estudos e discussão de ideias e com todos os envolvidos no projeto, sempre respeitando protocolos de segurança, em função da pandemia.

 

Você poderá seguir o passo-a-passo da criação desse espetáculo circense aqui, no nosso site!

By: Ernesto Neto

VENHA COM A GENTE NUM VOO DA IMAGINAÇÃO

 

 

Respeitável Público:

 

As acrobacias, equilíbrios, palhaçarias, e teatralidade são comuns ao universo das brincadeiras da infância, desde muito tempo e também nos dias de hoje. E são também alimento da arte circense. 

 

Nosso VOO AO AMANHÃ é um projeto estético da Tangará Produções Artísticas, de criar um espetáculo onde a estética circense se encontre com o universo da criança, estimulando a imaginação, a fantasia e a leitura de mundo.

 

O poeta e educador italiano Gianni Rodari (1920 – 1980), um dos mais reconhecidos pensadores da criatividade, considera que a cultura escolar não deve somente cobrar atenção e a memorização das crianças, mas estimular também a fantasia e a imaginação delas. A imaginação é elemento essencial da vida cotidiana e do desenvolvimento da ciência e da arte.

 

A criança, ao alimentar a imaginação, aplica-a a nas brincadeiras e formas de relacionar-se com o mundo, alongando seus horizontes. A arte circense, sendo uma arte do maravilhamento, do espetacular e do fantástico, é um terreno fértil para o alimento imaginativo e associativo das crianças.

 

Ao voltarmos nossa pesquisa criativa para o universo da infância, queremos abrir esse manancial arte-educativo, oferecendo um produto artístico em interação com possibilidades educativas.  

 

Escolhemos como universo temático para a criação do espetáculo infantil os mitos e lendas brasileiros. Tem o Boitatá, ou Cobra-de-fogo, ser mítico que protege rios, campos e florestas. Na imaginação popular, o Boitatá aparece como uma cobra de luz, de fogo, que se movimenta ondulando. 

 

Outro ser mítico do nosso folclore, igualmente protetor das florestas e animais, é o Curupira, de origem indígena e muito forte no imaginário amazônico. É um ser geralmente descrito como tendo cabelos vermelhos e pés ao contrário, muito interessante para uma composição cênica. Há também a Iara, sereia dos rios, protetora das águas e peixes. 

 

Tudo isso é muito inspirador para compor elementos de um espetáculo circense, assim como para despertar o imaginário e a curiosidade das crianças. Enfim, o manancial a ser explorado é lindo e o desafio de tratar esse universo com a arte circense é instigante.

 

Aqui no site vamos contar o passo-a-passo de nossa da criação do espetáculo. Convidamos você a vir conosco nesse voo de imaginação e criação.

Em 1973, publicava-se, na Itália, um curto e precioso livro, “Grammática della fantasia”, de Gianni Rodari (1920 – 1980). No Brasil, Gramática da Fantasia chegou em 1982, publicado pela Summus Editorial. Em 2023 o livro do poeta-educador fará 50 anos. Pode parecer que ele esteja um tanto distante da atualidade, nesses tempos acelerados, mas é desafiador sobretudo para nosso tempo. 

 

Um dos textos do livro “Imaginação, criatividade, escola” está inspirando a Tangará Produções Artísticas, no projeto “Voo ao Amanhã”, onde propomos uma pesquisa e montagem de espetáculo cênico-circense voltado ao público infantil do ensino médio. O livro nos permite um olhar em favor da imaginação e da criatividade, que repercuta no ambiente escolar. 

 

Rodari levanta no texto o problema da cultura escolar tratar a imaginação como um parente pobre, desvalorizado, enquanto realça a atenção e a memorização para apreender o que vem pronto. É uma situação que acaba educando pessoas a imaginar pouco, quando deveriam fazer melhor uso dessa potencialidade que está no universo do artista e do cientista, e pode e deve estar no universo de todos.

 

Diz Rodari: “... é preciso que a criança, para nutrir sua imaginação e aplicá-la em atividades adequadas que lhe reforçam as estruturas e alongam os horizontes, possa crescer em um ambiente rico de impulsos e estímulos, em todas as direções.”

 

O educador italiano conferia às fábulas e ao lidar com elas um potencial especial de estímulo imaginoso, que permite, a partir das histórias contadas e inventadas, dirigir a imaginação criadora das crianças em múltiplas direções. Elas, consequentemente, irão aplicá-las sobre muitas experiências.

 

No projeto Voo ao Amanhã escolhemos o folclore brasileiro como referência para montagem de um espetáculo voltado às crianças. Nele a fabulação terá um tratamento cênico-circense, tendo a história de Mani como centro, rodeada de outros personagens de nossa tradição popular.

 

Mani é a fábula da indiazinha que deu origem à mandioca, essa preciosidade nutritiva brasileiríssima. É o universo indígena, o universo da floresta e do meio ambiente. É o universo primordial de nossas lendas folclóricas e ao mesmo tempo um dos universos que preocupam o futuro do país e do planeta nos dias atuais. Tudo isso estará na montagem.

 

Como lembrou outra referência em crítica cultural, o pensador Walter Benjamin, na relação entre os mitos e a linguagem, adentramos as grandes questões da coletividade. São elas que estão na base, não dos destinos individuais, mas das relações vitais. “Não há evento ou coisa, tanto na natureza animada, quanto na inanimada, que não tenha, de alguma maneira, participação na linguagem, pois é essencial a tudo comunicar seu conteúdo espiritual”, disse Benjamin. Esse “conteúdo espiritual” nada mais é que a consciência e mesmo o inconsciente coletivo em relação a grandes questões sociais, ambientais, vitais.

 

 

 

 

Temos levado adiante nossa pesquisa e montagem ainda dentro do ambiente da pandemia. Mesmo com ela em refluxo, esse é um cenário de mudança e desafios. Enfrentamos as consequências de um período que bloqueou o convívio e acentuou as desigualdades sociais, prejudicando ainda mais a população carente, sem acesso à internet.

 

Como contribuir para restituir o convívio? Como contribuir para zelar por um futuro mais justo e solidário? Como contribuir com os profissionais da educação com estratégias vivificadoras do ensino?

 

A nossa resposta é a seguinte: propiciando aos estudantes do ensino médio um caminho de problematização e imaginação, que ajude a guiar um olhar e uma pesquisa sobre o Brasil, seus problemas ambientais e sociais, iluminando-os com os caminhos que nos apontam a tradição cultural. É o que vamos fazer em Mani.

perda da convivência com o meio escolar

 

5,5 milhões de estudantes no Brasil não tiveram acesso ou tiveram acesso limitado às atividades escolares - A falta de internet é uma das principais razões, já que, sem ela, os estudantes não conseguem acompanhar as atividades de suas casas. No país, 47 milhões de pessoas não têm acesso à internet, segundo estudo do Comitê Gestor da internet no Brasil.

 

trouxe desafios imensos com questões primárias, sobre, por exemplo, como acessar os estudantes, quais ferramentas estarão disponíveis às escolas e se iremos adaptar as redes sociais para fins pedagógicos.

 

Os números de São Paulo revelam o dano cognitivo, mas há, também, o decorrente do tempo que os alunos ficam afastados das escolas, que impacta a saúde mental e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. É preciso que, urgentemente, o Ministério da Educação organize, em colaboração com as secretarias de Educação de estados e municípios, uma agenda nacional de enfrentamento à pandemia educacional, em colaboração com a sociedade. 

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