Trabalho em equipe

O

PRO

JETO

 ESTÁ DADO O PRIMEIRO PASSO NA CRIAÇÃO DO PROJETO  VOO AO AMANHÃ

VOO AO AMANHÃ é um projeto da Tangará Produções Artísticas, com patrocínio Exclusivo da LOJAS HAVAN realizado através  do  PROFICE - Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná.

Havan Site.jpg
Profice Site.jpg

RESPEITAVEL PUBLICO

A Tangará Produções Artísticas convida para um VOO AO AMANHÃ!

 

Com anos de trabalho voltados a encantar o maravilhar o público com os prodígios da arte circense, estamos agora criando um espetáculo especialmente dedicado às crianças, suas famílias e seus professores.

 

O VOO AO AMANHÃ é um projeto que pesquisará e criará um espetáculos infantil em torno da capacidade circense para o encantamento, a sensibilização e o desenvolvimento das crianças. 

 

Com muito cuidado e carinho, vamos criar um espetáculo em torno dos mitos e lendas do folclore brasileiro. As lendas de Mani, da Iara, do Caipora, do Boitatá ou Cobra-de-fogo, vão ser juntadas e recriadas por nós em torno da necessidade de proteger os campos, rios e florestas contra os que por ambição os incendeiam, poluem e destroem.

 

Nosso trabalho será criar e apresentar um espetáculo comunicativo e educativo para as crianças, famílias e professores, com figurinos e adereços maravilhosos, coloridos, muita dança e números acrobáticos, garantindo que o público seja tocado por uma mensagem de proteção aos recursos naturais, às florestas e águas brasileiras. 

 

Aqui no nosso site, educadores, pais, praticantes e amantes da arte circense, poderão acompanhar o passo-a-passo na criação desse espetáculo, conhecendo os desafios que nos colocamos, a criação do roteiro, dos números, dos figurinos e dos cenários. A pesquisa vai explorar aparelhos e números de equilíbrios e aéreos adequados a salas de teatro e barracões adaptados, explorando esses espaços para o desenvolvimento e apresentação da arte circense.

 

Aqui vamos divulgar e compartilhar nossa pesquisa com artistas circenses e de áreas interligadas, como o teatro e a dança, educadores e arte-educadores. Trata-se de uma reflexão e criação estética priorizando a imagética, a poética e a imaginação da infância. Teremos registro fotográfico e videográfico e matérias jornalísticas relatando o que vamos pensando e criando.

 

As apresentações do espetáculo terão como público prioritário turmas de crianças de escolas públicas de Londrina, Maringá, Campo Mourão e Apucarana. Vamos acompanhar as suas reações e opiniões e tudo será compartilhado aqui. Desse modo, vamos mostrar o enorme potencial das artes circenses em educar e encantar.

 

Convidamos você a voar conosco em direção a um futuro com arte, alegria e preservação da vida!

Texto: Valdir Grandini

1/4

ESTÁ DADO O PRIMEIRO PASSO NA CRIAÇÃO DO VOO AO AMANHÃ

 

Respeitável público:

 

 

Estamos dando os passos iniciais do projeto VOO AO AMANHÃ, para a criação de um espetáculo circense voltado às crianças, suas família e professores, inspirado nas lendas do folclore brasileiro e na preservação dos nossos rios e florestas.

 

Nesta foto, reuniram-se no Barracão Tangará, dia 03 de maio, três pessoas com papéis essenciais no projeto:

 

Pedro Giovanni Queisada, artista circense e produtor da Tangará Produções Artísticas, que no projeto tem o papel fundamental de dirigir a criação dos números circenses em aparelhos diversos, muitos dos quais serão estudados e adaptados para o espetáculo. Pedro é um experimentador incansável e talentoso.

 

Leander Lincon um artista do mundo do teatro e vai trazer para nosso espetáculo seu tino de encenador, contribuindo para uma peça colorida e surpreendente, em defesa da vida e do meio ambiente. Ele é um apaixonado pela montagem de espetáculos e criação de seus figurinos e cenários. Vai nos ajudar no caminho de uma criação cênica circense, com forte teatralidade.

 

Valdir Grandini é jornalista, poeta, consultor cultural e pesquisador de interfaces entre cultura e educação. No projeto, terá o papel de orientar a pesquisa estética coletiva, criar textos em narrativa poética que entremearão as cenas e números, e também alimentar nossa comunicação sobre o espetáculo aqui no site e nas redes sociais.

 

A reunião de 03 de maio alinhou a visão de espetáculo a ser criado. Começamos a imaginar quais serão os personagens de nossas lendas que protagonizarão o espetáculo e de como podemos desenrolar a narrativa.

 

Também começamos a especular possíveis cenários e sua viabilidade, além de elencar referências em que nos inspirar na criação de cenários, figurinos e números circenses. Vamos desenvolver essas possibilidades respeitando o talento central da Equipe Tangará, que protagoniza o espetáculo: misturar danças e números acrobáticos, aéreos e de equilíbrios.

 

Os próximos passos logo virão, com início de reuniões para pesquisa, estudos e discussão de ideias e com todos os envolvidos no projeto, sempre respeitando protocolos de segurança, em função da pandemia.

 

Você poderá seguir o passo-a-passo da criação desse espetáculo circense aqui, no nosso site!

By: Ernesto Neto

VENHA COM A GENTE NUM VOO DA IMAGINAÇÃO

 

 

Respeitável Público:

 

As acrobacias, equilíbrios, palhaçarias, e teatralidade são comuns ao universo das brincadeiras da infância, desde muito tempo e também nos dias de hoje. E são também alimento da arte circense. 

 

Nosso VOO AO AMANHÃ é um projeto estético da Tangará Produções Artísticas, de criar um espetáculo onde a estética circense se encontre com o universo da criança, estimulando a imaginação, a fantasia e a leitura de mundo.

 

O poeta e educador italiano Gianni Rodari (1920 – 1980), um dos mais reconhecidos pensadores da criatividade, considera que a cultura escolar não deve somente cobrar atenção e a memorização das crianças, mas estimular também a fantasia e a imaginação delas. A imaginação é elemento essencial da vida cotidiana e do desenvolvimento da ciência e da arte.

 

A criança, ao alimentar a imaginação, aplica-a a nas brincadeiras e formas de relacionar-se com o mundo, alongando seus horizontes. A arte circense, sendo uma arte do maravilhamento, do espetacular e do fantástico, é um terreno fértil para o alimento imaginativo e associativo das crianças.

 

Ao voltarmos nossa pesquisa criativa para o universo da infância, queremos abrir esse manancial arte-educativo, oferecendo um produto artístico em interação com possibilidades educativas.  

 

Escolhemos como universo temático para a criação do espetáculo infantil os mitos e lendas brasileiros. Tem o Boitatá, ou Cobra-de-fogo, ser mítico que protege rios, campos e florestas. Na imaginação popular, o Boitatá aparece como uma cobra de luz, de fogo, que se movimenta ondulando. 

 

Outro ser mítico do nosso folclore, igualmente protetor das florestas e animais, é o Curupira, de origem indígena e muito forte no imaginário amazônico. É um ser geralmente descrito como tendo cabelos vermelhos e pés ao contrário, muito interessante para uma composição cênica. Há também a Iara, sereia dos rios, protetora das águas e peixes. 

 

Tudo isso é muito inspirador para compor elementos de um espetáculo circense, assim como para despertar o imaginário e a curiosidade das crianças. Enfim, o manancial a ser explorado é lindo e o desafio de tratar esse universo com a arte circense é instigante.

 

Aqui no site vamos contar o passo-a-passo de nossa da criação do espetáculo. Convidamos você a vir conosco nesse voo de imaginação e criação.